As áreas do Direito e onde estagiar

O Direito é, com certeza, uma das áreas mais abrangentes para quem deseja seguir carreira. Existem diversas opções de especializações que atendem aos mais variados perfis e interesses. No caso de Direito, o estágio é de extrema importância já nos primeiros semestres do curso, porque ficará mais claro quais serão suas preferências. 

Qualquer que seja sua decisão, essa experiência vai otimizar a sua aprendizagem de uma forma surpreendente. Você vai entender, de fato, como a legislação é aplicada em casos concretos.

Para te ajudar nessa escolha ou, pelo menos, dar uma direção melhor, separamos as áreas do Direito e onde estagiar. Vamos lá?

Áreas do Direito

  • Civil

Área responsável pela defesa aos interesses individuais relacionados aos bens e propriedades. Nesse campo, o advogado pode se especializar no direito dos bens, das obrigações e sucessões, direito das pessoas e dos fatos jurídicos.

  • Penal

É o campo focado em ações de crimes e contravenções. O especialista na área poderá apresentar a defesa ou acusação de envolvidos nos processos.

  • Tributário

Dominar a legislação tributária é uma das habilidades requisitadas nos profissionais dessa área, responsável por defender os contribuintes e possíveis erros na arrecada de impostos, taxas etc.

  • Trabalhista

A advocacia trabalhista estuda os direitos e deveres nas relações de trabalho. Nessa área o advogado é responsável por representar trabalhadores, empresas ou entidades sindicais.

  • Contratual

Esse campo do direito civil é focado nas questões envolvendo a elaboração de contratos. O advogado representa pessoas físicas ou jurídicas, visando evitar possíveis desentendimentos e conflitos.

  • Ambiental

Os profissionais especializados nessa área devem compreender a relação do homem com o meio ambiente para conciliar os interesses econômicos com a preservação do meio ambiente. Pode representar pessoas físicas, jurídicas, ONGs e órgãos públicos.

  • Empresarial

Considerado um segmento do direito privado, é o campo que se preocupa com as questões jurídicas do comércio, desde os contratos às situações para abertura e fechamento de um negócio.

  • do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor estabelece a legislação básica do Direito do Consumidor. O advogado atua com as relações de consumo, podendo defender os consumidores ou fornecedores.

  • Eleitoral

Conhecer a legislação eleitoral, o Direito Constitucional e Administrativo são conhecimentos importantes para quem deseja atuar e se destacar nessa área. O profissional não é importante apenas no período eleitoral, mas acompanha políticos em diferentes períodos da vida pública.

  • Tecnologia da informação

Estuda as questões jurídicas relacionadas à informática. Com o crescimento do comércio eletrônico e das relações no ambiente digital, o Direito da Tecnologia da Informação lida com as transformações culturais e comportamentais da sociedade no que diz respeito o acesso, uso e comércio na informática.

Onde estagiar

Fórum

  • Atendimento ao público em geral

Os estagiários realizam atividades como: protocolo de petições, requerimentos diversos, realiza a consulta ao andamento de certidões solicitadas pelo cidadão, fases processuais dos expedientes e processos ao serem requeridos pelas partes.

  • Atendimento aos advogados, promotores de justiça e defensores públicos

Nesse campo de atuação trabalha com o recebimento de peças processuais, podendo ser iniciais (aquelas que iniciam o processo) ou decorrentes de autos em andamento (defesas, contestações, alegações finais, dentre outras).

  • Análise processual/ confecção de expedientes

Análise do processo desde o seu ingresso, realizando a recepção no sistema informatizado, após a fase de protocolo; autuação do processo (com a confecção do termo respectivo dentro dos autos) e numeração das folhas, com anexos existentes.

  • Audiências

Nessa etapa, o estagiário atua na organização do ambiente, localizando e pondo sobre a mesa o processo relativo à audiência a ser realizada, bem como materiais de expediente: canetas, papéis e códigos.

Escritórios de advocacia

  • Retirar e devolver autos em cartórios (o estagiário também poderá assinar a carga destes documentos).
  • Assinar alguns tipos de petição, como a de juntada de documentos, por exemplo.
  • Obter certidões e autos de processos.
  • O estagiário também poderá praticar tarefas extrajudiciais, se forem de interesse do escritório no qual estagia.

Cartório

São muitos os tipos de cartórios, sendo que eles atendem a diversos tipos de serviços, cada um na sua área. Por exemplo:

  • Cartório de Notas;
  • Tabelionato de Protesto;
  • Cartório de Registro de Imóveis (RI);
  • Cartório de Registro de Títulos e Documentos (RTD) e entre outros.

Assim, cada um deles traz as suas funções e em todos é válido a experiência como estagiário, visto que acumula uma ampla bagagem de aprendizado. Logo, independente se seja focado em imóveis ou em casamentos, o estudante vai poder aprender muito com o seu novo trabalho e isso é uma grande vantagem.

Dessa forma, o estagiário de um cartório poderá executar diversas funções, que vão se basear na necessidade de cada unidade. No geral, a principal atividade é auxiliar de atendimento, onde o estudante lida diretamente com o público.

Juizado especial

Ajuizar e acompanhar ações de competência do Juizado Especial Cível, realizar audiências de conciliação, prestar consultoria ao público.

Curtiu todas as informações sobre o estágio em Direito e está pronto para a busca de uma oportunidade na área? Confira essas vagas em nossa plataforma. 

Fonte: Pravaler.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest