Como é trabalhar com programação?

A tecnologia está em todo lugar. Neste momento, você provavelmente está conectado em alguma rede social, escutando música, baixando um jogo e lendo este conteúdo. Tudo ao mesmo tempo, tomado pela tecnologia. Você já parou para pensar como é que tudo isso funciona? Pois saiba que a programação está envolvida e você pode seguir carreira nesta área. 

O que faz um programador?

O programador está envolvido em tudo ligado a software. Basicamente, é uma das pessoas por trás do funcionamento de computadores, celulares e games. Para isso, são utilizadas linguagens de programação como Java, Javascript, SQL, Python, CSS, dentre outras, que funcionam para programas específicos e variam de acordo com a área de atuação de cada tipo de programador.

Confira abaixo os cinco principais tipos de programador e quais são as funções de cada um:

  • Programador desktop: desenvolve aplicativos e programas para computadores desktop;
  • Programador executivo: coordena o processo de desenvolvimento de programas; 
  • Programador games: atua na programação de jogos eletrônicos para tablets, celulares, playstation e computadores;
  • Programador mobile: trabalha na formação de aplicativos para celulares e tablets;
  • Programador web: desenvolve sites e páginas da internet.
Onde o programador pode atuar?

Esse profissional tem a possibilidade de trabalhar em empresas de tecnologia, ou de qualquer outro setor que possua um departamento tecnológico, no setor público ou como autônomo. O que não vai faltar é oportunidade, pois a área de programação é uma das mais promissoras do mercado. Segundo levantamento do LinkedIn, diversas profissões de TI estão em alta e tendem a crescer ainda mais no futuro.

Como começar a trabalhar com programação?

O primeiro passo é estudar. E estudar bastante! Você pode optar por um curso superior em tecnologia, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia de Software. Isso vai valorizar muito o seu currículo e trazer uma competitividade profissional. Ou então, fazer um curso livre que aborde as principais linguagens de programação, como Java, Javascript, etc. Não importa o caminho que escolher. Estude, se dedique, crie um plano de carreira. O esforço vai valer a pena!  

No WallJobs Academy, você encontra alguns cursos desenvolvidos pela Ashtag para a área de tecnologia. Confira aqui!

E se você já estiver começando na área e está buscando por oportunidades de estágio em programação e tecnologia, acesse o nosso Mural de Vagas.

Fonte: Trybe.