Para quem deseja tirar sua primeira Carteira de Habilitação, sem custo nenhum, as inscrições para o programa CNH Social vão até hoje (25/05). Neste ano, o Governo do Distrito Federal estará disponibilizando 5 mil vagas, sendo que 1,5 mil estão na modalidade “Estudante Habilitado” e 3,5 mil na modalidade “Cidadão Habilitado”.
Quem pode participar do programa?
Para concorrer a vaga, você precisa atender os seguintes requisitos:
- Morar no Distrito Federal há, no mínimo, dois anos;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Não estar judicialmente impedido de ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Não ter sofrido, nos últimos 12 meses, penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza grave ou gravíssima, ou não seja reincidente em infração média.
E, além disso, ainda precisa escolher a categoria de interesse. A categoria Cidadão Habilitado tem como exigência que o candidato tenha mais de 18 anos no dia da data de inscrição e precisa saber ler e escrever.
No caso do Estudante Habilitado, é necessário ter entre 18 e 25 anos de idade, estar cursando ou ter concluído os três anos do ensino médio em alguma escola da rede pública ou como bolsista integral em escolas da rede privada, e estar inscrito no próximo Exame Nacional do Ensino (Enem) ou ter realizado a prova um ano antes.
Como se inscrever?
A inscrição pode ser feita no site do Detran DF até esta quarta-feira (25) e o resultado vai ser publicado no mesmo site em até 60 dias pelas Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Justiça e Cidadania (Sejus).
Você pode escolher entre tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A ou B. Para quem já tem habilitação, pode adicionar as categorias A ou B, ou ainda alterar a habilitação para as categorias C, D ou E. Há também vagas para renovação e troca pela habilitação definitiva.
Fontes: Edital Concursos Brasil e Correio Braziliense.