O Direito Trabalhista, também chamado de Direito do Trabalho ou Direito Laboral, é um ramo do Direito que regula a relação jurídica entre empregadores e empregados, com base nos princípios e leis trabalhistas. Seja um estagiário ou profissional sênior, todos devem saber os seus direitos e é por isso que o advogado trabalhista é tão necessário.
Segundo o levantamento Justiça em Números de 2022, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os processos trabalhistas são responsáveis por 11% de toda a demanda processual do país. Com isso, podemos afirmar que essa área é uma das mais promissoras do mercado.
Como se tornar um advogado trabalhista?
Como já sabemos, os dois requisitos principais são a graduação em Direito e a aprovação na prova da OAB. Depois, você pode realizar uma pós-graduação em Direito Trabalhista para ficar ainda mais por dentro da Constituição, das leis infraconstitucionais e, claro, da CLT.
Diversas podem ser as causas e atuações trabalhistas, entre elas, rescisões, demissões, horas extras, férias, acidente de trabalho, não pagamento de insalubridades, questões relacionadas ao FGTS, seguro-desemprego, demissões em massa, danos morais, entre outros. Em todos os casos, os trabalhadores ou empregadores se sentem lesados e optam por mover processos trabalhistas.
Dessa forma, o profissional do Direito Trabalhista pode atuar tanto em prol do empregado como também do empregador, já que a empresa pode entrar com processos trabalhistas contra funcionários ou ex-funcionários. Um dos casos mais comuns é o de danos morais. Além disso, sindicatos e demais espaços que envolvam toda a narrativa trabalhista, demandam a presença e a atuação de um advogado trabalhista.
Quanto ganha um advogado trabalhista?
De acordo com o Salario.com, um advogado especializado em Direito Trabalhista tem um salário médio de R$ 5.898,81, trabalhando 42 horas semanais. A remuneração pode variar bastante dependendo da região e do nível de experiência de cada profissional.
Dicas de leitura
Em qualquer ramo do Direito, é essencial se manter atualizado e estar sempre em busca de conhecimento e qualificação. Pensando nisso, escolhemos 3 livros sobre Direito Trabalhista para você conhecer:
- Direito do Trabalho, de Vólia Bomfim Cassar;
- Direito Processual do Trabalho, de Francisco Jorge Neto e Jouberto Cavalgante;
- Direito do Trabalho – Teoria e Questões Práticas, de Rogério Renzetti;
Gostou do conteúdo? Que tal conferir as vagas de estágio disponíveis no WallJobs? Assim, você já vai se familiarizando com a plataforma e conhecendo as vantagens de se cadastrar.