Chegou a vez de falarmos sobre a área de Direito Civil, também conhecido como Direito do Cidadão. É o ramo do Direito que garante que a sociedade funcione dentro das suas normas e regras. Portanto, cabe ao profissional desta área defender os direitos civis de quem representa na resolução de disputas como divórcio, propriedade, danos pessoais e contratos.
Para isso, ele deve se basear em três princípios básicos do Direito Civil:
- Princípio da eticidade: diz respeito aos valores éticos que regem as práticas jurídicas, prezando pela honestidade e lealdade;
- Princípio da socialidade: diz que os interesses coletivos sobrepõem-se aos individuais. Ou seja, o indivíduo é livre para fazer o que quiser, desde que não atinja valores coletivos já impostos na sociedade;
- Princípio da operabilidade: tem o objetivo de facilitar e simplificar processos jurídicos de forma que não atrasem a máquina jurídica.
O que faz um advogado de Direito Civil?
No seu cotidiano, o advogado civil pode tratar de assuntos como compra, venda e locação de imóveis, abertura e fechamento de empresas, confecção de contratos, inventário e arrolamentos, entre outros. Logo, dentro de suas responsabilidades destacam-se a revisão de leis e regulamentos civis, a análise de documentos e contratos para identificar questões legais, a assessoria a clientes sobre questões civis e a representação de clientes em disputas civis.
Possibilidades de atuação
Por ser a maior área do Direito brasileiro, o Direito Civil te dá um leque de possibilidades de atuação. Aqui vai uma pequena lista do que é mais comum:
- trabalhar em um escritório de terceiros ou escritório próprio;
- cuidar da parte administrativa e manutenção de contratos para instituições privadas;
- trabalhar como assessor jurídico de companhias privadas.
- prestar concurso e se tornar um defensor público.
Formação e habilidades
Para se especializar em Direito Civil, é necessário fazer uma graduação em Direito. Em seguida, você deve prestar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para obter a titulação de advogado. Por fim, procurar uma pós-graduação ou especialização em Direito Civil. A especialização é de extrema importância, já que aborda assuntos mais aprofundados, dando ao profissional mais crítica e aprofundamento da área.
Entre as habilidades, o que se destaca é o gosto pela leitura, uma vez que você vai precisar se aprofundar em todas as leis e sempre se atualizar para não ficar para trás. Somado a isso, está o interesse em defender as pessoas e a verdade.
E aí, decidiu se vai escolher o Direito Civil? Qualquer que seja a sua opção, você pode contar com o WallJobs para encontrar a sua vaga de estágio e colocar em prática tudo o que aprendeu na faculdade. Acesse o nosso mural de vagas!