Mais do que um momento importante, o vestibular é um momento decisivo na vida dos estudantes. É através dele que o ingresso no ensino superior é possível e, portanto, é também por meio dele que os alunos podem dar o primeiro passo das suas trajetórias pessoais.
Em 2022, o Enem — maior e mais importante vestibular do país — teve um aumento de 300 mil inscritos na sua prova — um número considerado baixo, com base em edições anteriores. A tendência é que esse número aumente, dada a importância que o ensino superior tem ganhado principalmente nos últimos anos.No entanto, para quem ainda vai enfrentar esse desafio, o processo pode parecer um pouco confuso. Afinal, o que é o vestibular? Ele muda de instituição para instituição? E qual é a diferença entre ele e o Enem, afinal? Para responder essas e outras dúvidas, basta continuar lendo este texto!
O que é vestibular?
De forma bastante geral, o vestibular é uma prova que possibilita o ingresso de uma pessoa ao Ensino Superior, público ou privado. No Brasil, hoje, existe um “vestibular único”: o Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como “Enem”.
O Enem se tornou um exame obrigatório em 2010, funcionando como uma prova única para todo o Brasil. No entanto, antes de isso acontecer, o comum era que cada universidade elaborasse o seu próprio vestibular.
Mesmo hoje, quando o Enem já é a forma de ingresso mais conhecida no país, algumas universidades ainda aplicam provas próprias. É o caso, por exemplo, da USP (Universidade de São Paulo), com o vestibular da Fuvest. Ou mesmo da PUC (Pontifícia Universidade Católica), uma instituição privada que também tem o seu vestibular.
Como funciona o vestibular?
A verdade é que cada vestibular tem a sua estrutura, e não é possível definir de modo genérico como cada um deles funciona. De modo geral, porém, todos seguem algumas regras básicas:
- Os alunos pagam um valor de inscrição;
- A prova é aplicada em um dia específico para todos os alunos, que devem ir até os seus locais de prova em um horário pré-determinado;
- Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos sob nenhuma condição;
- As provas têm pelo menos duas fases: uma geral, com todas as disciplinas, e uma chamada de “específica”, com disciplinas específicas que variam de curso para curso.
5 dicas de como estudar para o vestibular
Agora que você já entendeu o que é como funciona o vestibular, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a se preparar. Para isso, separamos algumas dicas fundamentais para que você esteja pronto para essa prova tão importante. Confira!
1. Tenha um cronograma de estudos
Antes de começar a estudar para o vestibular, você deve elaborar o seu cronograma de estudos — isto é, o mapa que guiará a sua rotina de estudos ao longo de todo o período disponível até a prova.Em uma folha de papel ou um app para organizar estudos, determine o seu tempo de dedicação e o seu tempo livre e pense em quais matérias precisam ser estudadas com mais afinco. Ter um roteiro de estudos te ajudará a ter motivação e saber de onde partir, duas coisas fundamentais.
2. A rotina é a sua melhor amiga
Você provavelmente já ouviu de algum responsável: é preciso estudar todos os dias. E, no caso dos vestibulares, essa dica é especialmente verdadeira. Afinal, os conteúdos costumam ser bem extensos e, para dar conta de todos eles, você vai precisar se dedicar com frequência.O seu cronograma de estudos ditará o seu ritmo, mas apenas a rotina vai garantir que você esteja pronto para a prova quando ela chegar.
3. Tenha um ambiente para os estudos
Se você ainda não tem um espacinho exclusivo para os estudos, chegou a hora de encontrar um. Seja no seu quarto, na mesa da cozinha ou na biblioteca, ter um ambiente para estudar é essencial e pode ajudar muito no seu desempenho.
O vestibular exige concentração e foco. Para isso, o ideal é que você encontre um espaço que seja:
- Arejado;
- Bem iluminado;
- Livre de distrações (como barulhos de TV ou de pessoas conversando);
- Distante do seu telefone celular.
4. Deixe o telefone de lado enquanto estiver estudando
Os aparelhos celulares podem ser ótimos quando o assunto é fazer anotações rápidas, organizar estudos ou mesmo tirar dúvidas com nossos amigos. No entanto, também é muito importante ter uma sessão de estudos sem ele ao seu lado.Isso porque notificações indesejadas atrapalham — e muito — a concentração. Além disso, não seria incomum pensar em dar aquela “olhadinha” em uma rede social e, de repente, ter perdido 30 minutos. Por isso, por via das dúvidas, mantenha o aparelho desligado — ou, de preferência, bem longe de você.
5. Aposte nas provas anteriores
Os vestibulares costumam variar muito entre si, mas uma maneira de saber o que esperar é fazendo provas anteriores. Por isso, use a internet a seu favor e faça o máximo delas que conseguir encontrar. Dessa maneira, você consegue se preparar melhor, além de se familiarizar com o tipo de prova e os conteúdos.Isso aumenta as suas chances de sucesso, mas também a sua confiança e tranquilidade na hora de fazer a prova.
Conteúdo desenvolvido por Responde Aí.