As áreas mais promissoras de T.I.

A área de Tecnologia da Informação é uma das mais promissoras para se fazer carreira hoje. Afinal, estamos conectados a todo momento. É uma publicação no Instagram, uma mensagem no WhatsApp, um site interativo, um chatbot eficaz e por aí vai. Cada vez mais empresas investem no setor, fazendo com que o mercado tecnológico cresça constantemente. 

Segundo o Job Report de 2020, publicado pelo principal site norte-americano de carreiras em tecnologia, o Dice.com, as profissões relacionadas à Tecnologia da Informação permanecem em ascensão. Então, se você deseja fazer parte dessa evolução, aqui estão as especialidades mais valorizadas no momento:

Desenvolvedores de Software

A criação de software pode ser considerada a área criativa do T.I. Esse trabalho geralmente é feito ao lado de programadores, e alguns desenvolvedores de softwares criam aplicativos, outros criam sistemas.

Para ser um desenvolvedor de software, pode ser exigido diploma de bacharel em Ciência da Computação, Engenharia de Software ou outras áreas de TI, mas como existem hoje outros treinamentos relacionados, cursos específicos e sistemas de aprendizado menos convencionais, a apresentação de diploma nem sempre é um requisito.

Desenvolvedor Web

Esta é uma função que busca fazer a arquitetura básica de programação do produto. O desenvolvedor web pode trabalhar em várias linguagens de programação e sistemas operacionais para criar algo específico para os clientes.

Um desenvolvedor web geralmente precisa de educação profissionalizante relacionada à área de TI e experiência relevante no mercado da tecnologia. A exigência por conhecimento, cursos e treinamentos é grande, justamente por se tratar de uma profissão concorrida.

Analista de Dados

O analista de dados deve coletar, compilar e analisar as informações, trazendo insights que possam embasar a tomada de decisões nas empresas. Afinal, não basta ter acesso a uma grande quantidade de dados, se eles não servirem para os objetivos do negócio, certo?

O analista de dados, geralmente, possui formação de bacharelado em Ciência da Computação, Estatística, Economia, Matemática, Sistemas de Informações Gerenciais (MIS) ou Ciência da Informação.

Analistas de Sistemas de Computação

O analista de sistemas de computação é o profissional que realiza estudos de processos, a fim de encontrar o melhor caminho para que a informação possa ser processada. Esses profissionais investigam os sistemas e procedimentos e os projetam ou renovam para que a organização fique mais eficiente.

Desenvolvedores de Aplicativos para Dispositivos Móveis

Esta é uma profissão da área de T.I. que vem crescendo a cada ano com o aumento do uso de aplicativos de dispositivos móveis. Os desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis têm como principal função criar novos produtos para o mercado de tecnologia ou adaptar os que já existem para uso em aparelhos telefônicos e tablets.

A maior parte desses profissionais tem formação em Engenharia de Software ou Ciência da Computação e já é possível encontrar em algumas faculdades a graduação em Desenvolvimento Móvel.

Analista de Segurança da Informação

Proteger as redes e sistemas de computadores. Essa é a principal função de um analista de segurança da informação. Ameaças à segurança de informação acontecem a todo momento. A quantidade de dados, mídias sociais, aplicativos e disponibilização de documentos em nuvem fazem com que a vulnerabilidade seja real e, por isso, a segurança deve ser redobrada.

Analistas de segurança de informação precisam ter boa formação na área de T.I. como bacharelado em Ciência da Computação ou um curso profissionalizante em Programação.

DevOps

DevOps trabalham de uma forma colaborativa e o termo significa um conjunto de práticas para integração entre as equipes de desenvolvimento de softwares, operações (infraestrutura ou sysadmin) e de apoio envolvidas (como controle de qualidade) e a adoção de processos automatizados para produção rápida e segura de aplicações e serviços. Ou seja, o engenheiro de DevOps é a ponte entre a codificação e a engenharia.

Como existe atualmente a necessidade de acelerar a entrega de aplicativos e serviços, e aumentar a agilidade e a produtividade, essa é uma profissão que está em alta, já que ajuda a encurtar o ciclo de vida do desenvolvimento de software e gerar processos mais eficientes na organização.

Veja aqui as vagas de estágio na área de T.I. disponíveis na plataforma do WallJobs

Fonte: Sydle.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest