Os últimos meses foram de muita incerteza, mas mesmo com esse cenário, muitas empresas mantiveram suas contratações e conseguiram realizar seus processo seletivos graças a tecnologia.

Plataformas especializadas de recrutamento e seleção facilitam o processo e devem proporcionar ao candidato uma excelente experiência durante o processo seletivo. Mas quando falamos de entrevista por vídeo, testes, apresentação de case e participar de um painel online, muita coisa pode acontecer, mas algumas dicas podem ajudar a minimizar os problemas e claro, o nervosismo.

Muitas vezes participamos de mais de um processo seletivo o que exige que sejamos organizados para não trocar datas, esquecer de realizar um teste e perder os prazos. Você pode usar a agenda do celular e colocar alarmes para lembrar o que precisa ser feito durante a semana. Se você funciona melhor escrevendo, post-its podem funcionar muito bem. 

Agora que eu já organizei minhas tarefas e os prazos para se sentir mais seguro nos processos seletivos você precisa:

Estágio é o momento de descoberta, mas tenha foco!

O estágio é a oportunidade perfeita para descobrir o que você realmente vai gostar de fazer, a área que vai te apaixonar e é fundamental no início da carreira profissional. Mas é preciso ter foco!

Olhe com muita atenção os detalhes da vaga que está pensando em participar.

Não saia se candidatando em todas as vagas que encontrar pela frente, antes pesquise, veja as diferenças das áreas dentro do seu campo de estudo, converse com seus professores, profissionais da área que você conheça, outros colegas que estejam estagiando e principalmente, busque informações sobre a empresa, que é nossa próxima dica.

Estudar a respeito da empresa

Essa aqui você já deve ter ouvido muitas vezes não é mesmo? E ainda assim muitos estudantes não se preocupam em pesquisar e entender o negócio da empresa na qual está concorrendo a uma vaga de estágio. 

Toda empresa tem um jeito de ser, uma cultura organizacional que diz quem ela é e, quando pesquisamos sobre as ações, projetos e sobre o negócio, entendemos se temos um fit cultural ou não. 

Passar por um processo seletivo é algo intenso e exige muita dedicação e não pode ser desperdiçado com uma empresa que não compartilha dos mesmos valores que os seus. Esse deve ser um dos primeiros post-its, não se esqueça disso.

Luz, câmera e…

Depender da internet, da ajuda do restante do pessoal em casa, do computador não resolver atualizar sozinho ou seu pet resolver participar da chamada atrapalha e só aumenta aquela ansiedade pré entrevista. 

Muitas vezes são coisas que não conseguimos controlar mas criar um check list pode ajudar a minimizar esses problemas.

  • Primeira e básica, checar os equipamentos, câmera, microfone, verificar se a plataforma de entrevista precisa de download e como ela funciona. 
  • Avise o pessoal de casa um dia antes, se possível,  preparar um local onde se sinta à vontade conversando
  • Antes da entrevista, analisar pontos, características, cases interessantes para serem expostos durante a entrevista
  • Use roupas confortáveis, mas não pijama tá

Mostre seus pontos fortes, autoconhecimento é um processo e é tudo

Estágio não precisa e de maneira nenhuma deve exigir algum tipo de experiência, mas não ter experiência em outras empresas ou estágios, não quer dizer que você não possua nenhum diferencial competitivo. 

Antes da entrevista faça uma lista de todos os projetos extracurriculares que você participou, trabalhos voluntários e participação em grupos como Atléticas, Empresas Juniors entre outros.

Caso você não tenha estagiado antes, tente descobrir seus pontos fortes e fracos com a ajuda de amigos, familiares, professores e orientadores. Peça para que eles digam as qualidades que eles enxergam em você e pontos a melhorar. Depois é só pegar todas essas informações e usar no seu processo de autoconhecimento e te deixar mais confiante para a entrevista. 

Confira as vagas disponíveis na plataforma do WallJobs. Seja um usuário cadastrado e tenha benefícios exclusivos. Saiba mais AQUI 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here