O Currículo nada mais é que um resumo da sua trajetória profissional até o momento atual que você se encontra. Sendo assim, ele busca mostrar o esforço feito até o momento e os aprendizados absorvidos durante cada experiência. Muitos candidatos se confundem, mas o objetivo central do currículo é mostrar o que você aprendeu durante suas experiências e como
você pode utilizar essas capacidades na empresa pretendida.
Um bom currículo deve ter:
Veracidade
Descreva experiências e habilidades que realmente foram vivenciadas por você. Muitos candidatos utilizam informações falsas e incoerentes com o vivenciado pelo mesmo. O problema não é ter pouca experiência, mas sim, não conseguir mostrar como essas experiências agregaram em seu aprendizado.
Objetividade
Busque descrever como foi a experiência e como a mesma agregou em suas habilidades!
Sendo assim, foque em descrever quais foram suas atividades nas experiências anteriores e as capacidades que foram desenvolvidas durante o período. Exemplo: Dentro do time comercial, consegui desenvolver a noção estratégica envolvida durante todo relacionamento com o cliente.
Elementos de um currículo:
- Objetivo
Especificar seu objetivo dentro da empresa. Caso você entre, qual será seu objetivo de
desenvolvimento uma vez lá dentro. - Habilidades
Quais são seus diferenciais frente aos outros candidatos? Escreva de maneira objetiva, suas
capacidades mais agregadoras para a empresa. - Educação
Escrever sobre sua formação acadêmica até o momento, sendo ela qual for. - Experiência profissional
Evidenciar sua trajetória profissional até o momento. É importante colocar suas funções e
atividades dentro desse campo, evidenciando principalmente as capacidades desenvolvidas
durantes as experiências. - Experiências complementares
Todo candidato possui hobbies e atividades que o desenvolveram de diferentes formas. Caso
você tenha feito um curso ou considera uma atividade em específico como agregadora,
coloque e escreva seus motivos para tal. - Contato
Os contatos são de extrema importância para que os entrevistadores consigam entrar em
contato caso haja um possível interesse. Os contatos essenciais são: Linkedin, E-mail e telefone.