O conceito de sustentabilidade se refere à capacidade de suprirmos as necessidades do presente, nos comprometendo com as gerações futuras. Ele ganhou força na segunda metade dos anos 1980, com o relatório “Nosso futuro comum”, da então primeira-ministra norueguesa Gro Harlem Brundtland, a partir da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mais recentemente, em 2015, a Organização das Nações Unidas coordenou a criação da Agenda 2030, que define 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e da qual 193 Estados membros são signatários – incluindo o Brasil.

Mudança de hábitos

Nos últimos anos, a demanda da sociedade por produtos mais sustentáveis aumentou. O estudo “Estilos de Vida 2019”, publicado pela Nielsen, revelou que 42% dos brasileiros estão mudando seus hábitos com o objetivo de reduzir o impacto ambiental.

Não é à toa que, no Brasil, 52,4% dos empresários consideram aspectos de sustentabilidade para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, segundo uma pesquisa feita pela consultoria Grant Thornton, divulgada pela revista Época Negócios.

Sustentabilidade é tema estratégico

Para a Ardagh, a sustentabilidade é um tema estratégico. Por isso, somos signatários do Pacto Global da ONU e estamos comprometidos com sete dos ODSs:

  • Saúde e bem-estar;

  • Educação de qualidade;

  • Igualdade de gênero;

  • Energia limpa e acessível;

  • Consumo e produção responsáveis;

  • Ação contra a mudança global do clima;

  • Parceria e meios de implementação.

A partir disso, estabelecemos metas entre as quais estão: a redução da emissão de VOC, de gases de efeito estufa, do consumo de água e energia elétrica; tornar nossas plantas Aterro Zero; e implementar projetos de responsabilidade social em todas as localidades onde temos unidades de negócio.

Essas metas envolvem todos os departamentos da Ardagh, e há ainda dois times – um global e, outro, local – de Sustentabilidade, inteiramente dedicados à elaboração e realização de projetos alinhados a esses princípios. “Por meio deles, buscamos cumprir nossa missão sendo ambiental e economicamente sustentáveis, assim como socialmente responsáveis”, afirma Luciane Venturini, integrante da área.

Sustentabilidade é parte do dia a dia dos colaboradores

Com o objetivo de conscientizar nossos colaboradores, nos empenhamos em um esforço global de comunicação dessas metas de sustentabilidade e do que temos feito para atingi-las. Além disso, incentivamos a participação ativa – desde a concepção – em ações e projetos de desenvolvimento sustentável, fortalecendo nossos valores de trabalho em equipe, confiança e excelência.

Outra forma de sensibilizar as nossas pessoas a respeito do tema é por meio de eventos, como a Semana do Meio Ambiente, que aconteceu em junho, e tratou da economia circular. “Colaboradores e parceiros se engajaram na demonstração da forma consciente e correta de manejo dos nossos resíduos e como podemos aproveitar dicas no dia a dia.”, revela Elisângela Matos, gerente de sustentabilidade no Brasil.

A presença de cada indivíduo em ações de doação também é estimulada. Nelas, temos a oportunidade de levar às comunidades externas à empresa mais conhecimento sobre consumo responsável de energia, produtos e recursos naturais. Isso é feito de modo que a importância de preservar esses recursos seja continuamente reforçada, inclusive para as gerações futuras.

Esperamos que nossas equipes absorvam o conceito de sustentabilidade em todas as áreas da empresa e também em suas vidas, com atitudes conscientes e responsáveis tanto no ambiente profissional como no familiar”, conclui Luciane.

E essa conversa não termina por aqui. Neste Dia do Estagiário, às 14h30, em uma parceria do Sebrae com o WallJobs, teremos um bate-papo sobre inovação, sustentabilidade e diversidade. Não perca!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here