Primeira semana no trabalho? Guia com 5 dicas sobre o que fazer para arrasar nesse início

Começar algo novo é sempre desafiador, e quando o assunto é a primeira semana em uma empresa nova, não é diferente.

Em qualquer novo ou primeiro emprego e estágio é normal que os primeiros dias sejam intensos e, provavelmente, são os dias onde mais demandam seu tempo e total atenção a todas as informações e tarefas a serem executadas.

Sabendo da tensão e preocupação que este início pode causar, preparamos 5 dicas que vão te ajudar a atravessar esses dias com mais segurança independente do trabalho.

1. Conheça o local de trabalho

Pode parecer óbvio mas comece localizando e entendendo a dinâmica do escritório. Se esforce para descobrir onde fica o banheiro, cozinha ou impressora sozinho, mas não é para deixar de perguntar como funcionam as coisas ou ter medo, é extremante importante entender como funcionam questões como, onde se deve comer, quais lanches podemos levar e onde estão os materiais do dia a dia.

2. Pergunte, sim!

Na primeira semana todos esperam que você chegue com muitas perguntas, isso é normal, aproveite esse momento e pergunte mesmo, não se preocupe em ser chato, ter dúvidas mostra que você está interessado e quer aprender tudo que puder sobre a empresa, o negócio e a rotina de trabalho.

Somente assegure-se de que todas as perguntas vão realmente te ajudar a aprender, e entender as respostas de seus companheiros, para não ter que repetir várias vezes a mesma pergunta.

Cuidado também com perguntas fora do tema empresa, primeiro, pesquise para não fazer nenhuma pergunta óbvia.

3. Atenção às rotinas

Observe, atentamente, à rotina de todos os seus companheiros de trabalho. Dê uma atenção especial para o dia a dia do seu chefe e supervisores, pessoas que estão na empresa um bom tempo e fazem bem seu trabalho.

Você também pode e deve perguntar o que faz as pessoas obterem bons resultados e sucesso na companhia, isso te auxiliará a entender como ter êxito na sua posição.

4. Seja simpático, se esforce e conheça todos os seus colegas

Para construir um ambiente agradável, sendo tímido ou não, você precisa se esforçar e conhecer seus colegas de trabalho. Tomar esta iniciativa não só irá interferir deixando seus dias mais agradáveis como também levará seus colegas a serem mais receptivos com você.

Comece com as pessoas da sua área, com quem você terá mais contato no dia a dia, marque um almoço, um café fora da empresa, e faça seu dever de casa, pesquisando um pouco sobre o que essas pessoas fazem diariamente. Depois avance para outras áreas e departamentos, participe de Happy Hours e outros eventos quando possível.

Lembre-se que você estará mais tempo com eles do que com sua família e amigos, então, construa uma conexão forte desde o princípio.

5. Atualize seu gestor sobre a sua semana

Sexta-feira, final se semana chegando, mas antes atualize seu chefe ou supervisor sobre o status das suas tarefas.

O que foi realizado, o que não concluiu, suas dúvidas e também uma prévia das atividades da semana seguinte, demonstrando o profissional organizado, atento e proativo.

Leia também: Como conseguir uma carta de recomendação