Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a maneira que você acredita que o trabalho é vai influenciar diretamente no modo que você vai trabalhar.

Se você é como a maioria dos leitores desse blog, até hoje teve poucas experiências profissionais e com certeza sabe responder com muita convicção o que é trabalho. E de onde vem toda essa certeza?

Acreditamos que conhecemos e temos opiniões formadas graças à influência de pessoas que são referências positivas para gente, como pai, mãe, irmãos, tios, avôs, etc. O que essa pessoas falam julgamos ser a verdade, em algum momento até rola uma desconfiança de algo que algo que foi dito, mas ao longo da sua infância e adolescência provavelmente você acreditou na maioria das coisas que escutou.

Provavelmente você ouviu as pessoas a sua volta falarem algumas coisas ruins sobre trabalho como: “Trabalhar é um saco”, “o trabalho me deixa longe de você” ou “trabalho não é diversão”. Essas frases poderiam ainda estar acompanhadas de muita raiva e nervosismo, o que fez você acreditar ainda mais naquelas palavras.

Preste atenção nas frases abaixo, pense em quantas vezes você já escutou e em quais sentimentos tem quando lê.

Sem trabalho duro não se consegue nada

Não é possível viver do que se ama

Trabalho é chato

Trabalho não é divertido

O trabalho nunca acaba

O trabalho não deixa tempo para família, diversão, amigos…

Ainda bem que é sexta-feira

Só cresce na carreira quem é puxa saco

Não vejo a hora de me aposentar

Não preciso ganhar muito

Você acha que quem acredita com força nessas frases consegue alcançar o sucesso profissional?

Talvez seja Elon Musk, que fundou o Paypal com um grupo de amigos, revolucionou as formas de pagamento e vendeu a sua empresa por 1,5 bilhão de dólares. Se ele acreditasse que “trabalho é chato” teria investido o dinheiro que ganhou e ficado em casa vivendo de rendimentos ao invés de fundar a Tesla ou a SpaceX.

Se Mark Zuckerberg pensasse “Ainda bem que é sexta-feira”, nas férias de verão de Harvard teria ido com os amigos para festas e viagens, ele alugou uma casa em Palo Alto e profissionalizou o Facebook.

Caso Steve Jobs acreditasse que não precisa de muito para viver teria ficado satisfeito com as oportunidades que lhe foram oferecidas e nem teria pensado em montar uma empresa nova que criou um produto que ninguém queria ainda.

Se você acredita que “sem trabalho duro não se consegue nada” vai viver em uma eterna busca pelo trabalho pesado, não se permitindo descansar, se divertir ou trabalhar de forma leve.

Qual é o sucesso das pessoas que enchem a boca para falar alguma daquelas frases sobre trabalho?

Esse é o sucesso que você quer?

O que você acredita sobre trabalho será o reflexo dos resultados que você vai obter hoje, amanhã e sempre. Você pode ter todo sucesso profissional que quiser, para começar a direcioná-lo para isso acredite e se inspire nas pessoas que vão te levar além.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here