Bem, atualmente a palavra diversidade tem sido utilizada pelas empresas, universidades e nas mídias em geral, contudo, você sabe o que significa essa tal diversidade?

Diversidade, utilizando a definição do dicionário significa pluralidade, variedade, diferenças, todas essas palavras podemos identificar em nossa sociedade, com pessoas de origens, culturas,valores e formas diferentes de existir no mundo, diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa e tantas outras segmentações.

Toda essa pluralidade, envolve questões extremamente necessárias de serem discutidas e transformadas em nossa sociedade, como por exemplo, se a diversidade é algo tão presente no mundo, por que será que ainda temos pouca representatividade nos espaços? Por quê será que mulheres (cis ou não),LGBTs,negros/negras, pessoas com alguma deficiência, imigrantes (não sendo europeus ou dos EUA), pessoas tidas como mais velhas para determinadas posições e tantas outras não encontram aceitação e oportunidades da mesma forma que os outros?

A palavra diversidade tem sido utilizada amplamente na atualidade, com a justificativa que trás benefícios aos negócios, pois times mais diversos trazem melhores resultados e inovação para as empresas, isso é um fato, contudo quais recortes estamos realizando nesse processo de diversidade em nossa sociedade? Será que estamos trazendo pautas raciais, LGBTs e de pessoas com alguma deficiência sem uma abordagem mais ampla desses cenários?

Convido você, a essa reflexão,enxergar e criticar o conceito de diversidade não em pequenos bloquinhos de luta, mas em um super blocão, algo mais amplo que permeia muitas estruturas em nossa sociedade. Falar de diversidade precisa ser uma conversa séria e uma prática constante de entender diferentes pontos de vista, diferentes cores e valores das pessoas e nesse processo de valorização incluir todas e todos,gerando mecanismos de permanência e emancipação para que novos possam fazer parte desse processo construtivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here