Como as latas de alumínio são fabricadas?

A fabricação de latas envolve pelo menos treze etapas. Cada planta da Ardagh no Brasil faz isso de maneira um pouco diferente, mas os objetivos são os mesmos: produzir um produto econômico, resistente e esteticamente agradável, que manterá o sabor da bebida.

Na primeira etapa, enormes bobinas de alumínio ou aço são desenroladas e cortadas em discos planos circulares. Depois, uma prensa empurra para baixo a parte superior do objeto, que passa a se parecer com um copo.

Em seguida, ele é forçado a passar por uma série de anéis cada vez menores. Isso alonga seu corpo e o deixa muito mais parecido com uma lata. É chegada, então, a hora de imprimir os cortes do fabricante da bebida.

Depois disso, os extremos da lata são reduzidos até que a forma e o tamanho desejados sejam alcançados. Na etapa final, todas elas passam por um teste de luz e a câmera para evitar defeitos. Em seguida, são empilhadas em paletes e enviadas aos clientes para preenchimento.

Quantas latas a Ardagh produz por ano?

Na Ardagh, as unidades de Jacareí (SP) e Alagoinhas (BA) fazem latas de quatro tipos diferentes: sleek 269ml sleek 355ml, latas de 350ml e de 473ml. Já a fábrica de Manaus é responsável pela fabricação das tampas de diferentes cores, de acordo com as especificações dos clientes da companhia.

“Hoje já temos uma grande capacidade produtiva anual de latas e tampas, mas devemos aumentar em breve” conta Augusto Seoane, diretor de Operações da Ardagh Brasil. “Em setembro, aumentaremos a produção de latas em 16% e de tampas em 25% por ano”, complementa.

Mercado em expansão

Ele explica que o mercado tem crescido anualmente devido ao aumento de consumo de cerveja e também por conta da migração da bebida das garrafas retornáveis para latas e vidro one-way.

Há ainda uma demanda por produtos premium com tintas e acabamentos especiais e também por tampas que possam abrir e fechar para a lata ser mais utilizada em água e sucos.

“Estamos trabalhando nessas inovações e esperamos dobrar a capacidade de produção de latas e tampas por ano até 2024.  Trata-se de um crescimento muito expressivo que demandará a busca por novos talentos” finaliza Seoane.

Hoje, a Ardagh Brasil tem como principais clientes a Ambev, Cervejaria Petrópolis, Conti e Heineken.

Quer conhecer mais sobre a empresa? Acesse a página da Ardagh Group aqui na WallJobs! Aproveite que é a última semana para se inscrever no Programa Crescer, o Programa de Estágio focado no desenvolvimento dos jovens talentos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest