7 dicas de autocuidado para estudantes universitários

A vida de universitário não é fácil. Estudos, provas, pesquisas, trabalhos e tantos outros afazeres. E não é só. Ainda tem estágio, família, relacionamentos, vida social, lazer… Só de listar tudo isso já pensamos no estresse danado que você deve passar. Mas, calma. Existem algumas formas de se libertar dessa rotina pesada de forma saudável e responsável.

O autocuidado é tudo aquilo que podemos fazer para melhorar nossa qualidade de vida e bem estar. Os cuidados com o corpo, as emoções e a mente são essenciais para evitar o esgotamento psicológico e levar uma vida mais tranquila. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 7 dicas de autocuidado para estudantes praticarem no seu dia a dia. Olha só:

1) Tenha organização

Ter organização é tudo nessa vida, mas sem neura. Procure ter uma agenda online ou um app com datas, lembretes e compromissos. É legal também fazer as atividades da facul com antecedência, assim você não fica ansioso e acaba tendo mais tempo para outras coisas.

2) Compreenda seus limites

Se não é pra você, não insista. Mesmo que seja algo interessante, escolha aquilo que é realmente primordial para o seu momento. Ter consciência do que você é capaz de fazer é fundamental para a prática do autocuidado.

3) Valorize suas conquistas

Tirou nota boa na prova? Conseguiu um estágio novo? Entendeu aquela matéria super difícil? Comemore! Dar valor às pequenas conquistas é muito importante. Sempre que pensar que não consegue, que não é merecedor ou que é algo impossível, faça uma pausa e lembre dessas vitórias. Se você já superou outros obstáculos antes, será capaz de superar mais um.

4) Faça exercícios ao ar livre

Coloque o seu corpo em movimento. Caminhe ou faça algum outro tipo de exercício que te agrade ao menos três vezes por semana. Leve seu doguinho pra passear, por exemplo. Use esse momento para se desconectar do exterior e focar naquilo que o seu corpo tem a dizer.

5) Beba água e se alimente bem 

Manter o corpo hidratado e fazer alimentações balanceadas, faz você ter mais energia e disposição para desenvolver as demais tarefas. A nossa dica é colocar um despertador ou baixar um app para beber água e ir ao nutricionista é uma boa também.

6) Faça meditação

Parece ser uma grande bobagem, mas a meditação vai te ajudar a se conectar com a sua essência. Procure ficar em silêncio num ambiente calmo e tente desligar todos os pensamentos que te estressam. Você vai ver como é relaxante!

7) Peça ajuda de amigos 

Você não precisa fazer tudo sozinho. Ter alguém próximo para te ajudar ou compartilhar sonhos e experiências é muito legal! Se você não souber fazer algo muito bem, peça para que alguém lhe ensine. Ninguém solta a mão de ninguém.

Falando em amigos, compartilhe esse conteúdo com eles também. Pode ser que estejam precisando dessas dicas tanto quanto você.

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